Indústria Cultural
Indústria Cultural
Autor: Renata Vaz
Instituição:
Tema: Resenha
Data de inclusão: 12/09/2004
Instituição:
Tema: Resenha
Data de inclusão: 12/09/2004
Resenha
do Texto "A Indústria Cultural"
Belo
Horizonte
Agosto
de 2004
Resenha crítica do texto: "A indústria cultural" - Theodor W. Adorno
A
expressão indústria cultural foi empregada pela primeira vez por Adorno
e Horkheimer no livro Dialektik der Aufklãrung.
A indústria
cultural é a integração deliberada, a partir do alto, de seus consumidores.
Ela força a união dos domínios, separados há milênios, da arte superior e da
arte inferior. Com o prejuízo de ambos. A arte superior se vê frustrada de sua
seriedade pela especulação sobre o efeito; a inferior perde, através de sua
domesticação civilizadora, o elemento da natureza resistente e rude, que lhe
era inerente enquanto o controle social não era total. (ADORNO, in COHN, 1971,
p.287-288)
A
indústria cultural gera nas massas a necessidade do consumo por um produto qualquer.
Ela difunde a idéia do consumismo como liberdade de escolha do indivíduo. E,
na verdade, ela só o aprisiona ao sistema dominante.
A
indústria cultural é uma produção dirigida para o consumo das massas que ela
mesma forma. E os produtos oferecidos por ela visam apenas o lucro, a comercialização
e não o seu próprio conteúdo. Dessa forma, a arte e a cultura são mercantilizadas,
produzindo assim, "mercadorias culturais". Aquilo que é culturalmente
produzido se iguala a um produto industrializado que reproduz a dinâmica de
uma indústria capitalista. Essas "mercadorias culturais" além de buscar
o lucro, reproduzem as idéias, os valores da classe dominante. Através da indústria
cultural, a burguesia adquire o seu domínio absoluto, padronizando e manipulando
a cultura de acordo com os seus próprios interesses.
A
ideologia da indústria cultural faz com que a consciência seja trocada pelo
conformismo, onde tudo que é imposto, é facilmente aceito sem o menor empenho
intelectual. E as pessoas não conseguem desenvolver uma consciência crítica,
sócio-política e cultural pois estão sendo manipuladas pelos produtos da indústria
cultural e pelos meios de comunicação de massa que veiculam esses produtos.
É
do interesse da classe dominante alienar, manipular as classes "subalternas"
e para isso eles colocam essa ideologia de uma forma que as pessoas, que fazem
parte da massa e não possuem capacidade crítica, não consigam identificar a
ideologia que está por trás das novelas, dos filmes, das músicas, dos desenhos
animados, das revistas em quadrinhos e até mesmo, dos jornais e noticiários.
Com isso, a massa permanece passiva e dominada diante de tanta manipulação não
têm a possibilidade de criar uma cultura própria, independente e crítica, pois
não existe nenhuma ligação ou participação efetiva entre o público e os meios
de comunicação. Esses meios de comunicação apenas criam novas necessidades de
consumo, novos produtos a essa massa que se torna cada vez mais alienada aos
interesses dos poderosos.
É
ilusório esse pensamento na sociedade moderna capitalista, mas devíamos pensar
em uma sociedade onde a arte e a cultura tivessem o seu verdadeiro sentido resgatado,
e estas, não fossem apenas mais um produto da indústria.
BIBLIOGRAFIA:
ADORNO,Theodor.
A indústria cultural. In: COHN,Gabriel (org.). Comunicação e Indústria Cultural.
São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1971, p. 287-295.
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