O que é Ciência?


O que é ciência?

A ciência adquiriu várias compreensões durante a história da Humanidade. Geralmente o que expressamos por ciência atualmente é bem diferente do que se compreendia por ciência no período clássico grego e anterior a ele. Por volta do ano 600 e 500 a.C., apareceram figuras bem curiosas naquela região que foram chamados de Pré-socráticos. Eles são os primeiros filósofos que inauguraram uma nova forma de produzir conhecimento. Eles são famosos por romperem com a forma mítica de explicar as coisas do mundo e todos os eventos ocorridos no mesmo. Todos eles se destacaram por não aceitarem de forma imediata as explicações com base nos deuses, e, portanto, cada qual buscou formular sua teoria a respeito da origem das coisas, do mundo em que estavam situados e sobre si mesmo.

Foram várias as teorias, assim como foram vários os primeiros filósofos. São chamados de filósofos da Physis(Natureza). Isto em razão de tentarem entender o funcionamento das coisas por elas mesmas, ou seja, pode se dizer que eles se esforçavam por encontrar explicação de um fenômeno pelo próprio fenômeno. Sua curiosidade os levam a procura da “causa” das coisas. O nome técnico que atribuímos a este ato é que eles procuram pela “arché”, das coisas. Esta palavra significa do grego: princípio. É justamente por terem esta postura diante das suas investigações que os tornam diferentes e capazes de produzir conhecimento científico mais autêntico. Seu método de investigação é mais completo por priorizar de forma mais completa possível a sua pesquisa. Assim, a justificativa para dizer que sua filosofia inicial pode ser chamada de ciência e que ela é mais completa, ocorre em função dos objetivos pelas quais a realizam, conforme já mencionados a cima, e por primarem pelo esforço do exercício racional para a obtenção de conhecimento. E de sua busca pelas causas dos fenômenos nele mesmos.

Há algumas características que podem ser acrescentadas e que garantem o fato de dizer que esta é a forma mais completa de produzir saber. São elementos como: crítica, a totalidade, a radicalidade e o rigor lógico. No caso de faltar um desses elementos, podemos dizer certamente haver dúvidas sobre estar produzindo conhecimento autêntico. Pode faltar qualquer um deles, porém, o que atribui o conceito mais autêntico é a: totalidade. É o mesmo que faz com que possamos distinguir o conceito tradicional ao conceito moderno. Sua redutividade e fragmentação é o ponto de análise e de distinção conceitual. O fato de deixar de ter uma postura investigativa global ou totalizante, equivale ao fato de reduzir a investigação a apenas partes ou a uma parte específica do objeto estudado, e neste caso, ela compromete as demais atribuições de sua sistematicidade.  Ou seja, ao perder a dimensão do todo, ela não mais é a ciência filosófica, pois irá produzir um conhecimento parcial, particular, e que pode certamente com o tempo, vir a não mais ter validade. Esta característica de particularizar e fragmentar, é um comportamento da ciência moderna. Uma ciência aplicada e que apenas atende a uma dinâmica imediatista gerando muitas vezes um saber falho.

Aníbal Ap. Tápparo - Graduado em Filosofia pela Faculdade Bagozzi de Curitiba.

Referências:
ARANHA, Maria Lúcia Arruda; MATINS   , Maria Helena Pires. Temas de Filosofia. 2ª ed. São Paulo: Moderna, 1999.
ARANHA, Maria Lúcia Arruda; MATINS, Maria Helena Pires. Filosofando: Introdução à Filosofia. 2ª ed. São Paulo: Moderna, 1993.
CHAUI, Marilena. Convite à Filosofia. São Paulo: Ática,  2003.
CHAUI, Marilena. Introdução à história da filosofia: dos pré-socráticos a Aristóteles, v. I. 2ª Ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2007.
MARCONDES; Danilo.  Iniciação à História da filosofia: do pré-socráticos a Wittgenstein. 2ª ed. Rio de Janeiro: Zahar, 2017.
REALE, Geovani; Dario Antiseri. História da Filosofia Antiga. V. 1. São Paulo: Paulus, 2003. 
SEED-PR, Secretaria da Educação. FILOSOFIA, Ensino Médio. 2ª ed. Paraná: 2008.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O ANEL DE GIGES – PLATÃO

"Daens – Um grito de justiça"