http://www.freibetto.org/index.php/artigos/73-passeio-socratico
Postagens mais visitadas deste blog
O ANEL DE GIGES – PLATÃO
O ANEL DE GIGES – PLATÃO Texto: Por Juliana Vannucchi O Anel de Giges é uma história pertencente a u, texto presente nos Livros II e III da obra A República, de Platão. Trata-se de um diálogo entre Glauco e Sócrates, no qual ambos refletem sobre a justiça e a injustiça. É válido mencionar que este referido tema que tange o contexto desta parte da obra, é objeto de reflexão desde o Livro I, e também segue sendo abordado em alguns momentos, ao longo do Livro II. Glauco pretende mostrar para Sócrates que a justiça e a injustiça caminham sempre juntas. Além disso, quer refletir sobre como ambas agem diante dos impulsos causados pela paixão. Para apresentar esta ideia, utiliza-se de um recurso imaginário, que é uma história cujo personagem central é Giges. Abaixo, segue um resumo do relato de Glauco e também da sequência do texto que sustenta o restante do diálogo até o final do Livro II, III. Certa vez, Giges estava trabalhando como pastor para Creso, um antepas
"Daens – Um grito de justiça"
Cena emblemática do Filme: Daens Um Grito de Justiça https://www.youtube.com/watch?v=aZukyg1Wov4 Licença padrão Youtube Créditos: Adir Souza Daens (1992 f onte: Adicionado por YouCine em 11 de outubro de 2012 Sinopse: Drama indicado ao Oscar de melhor filme estrangeiro de 1993. Narra a história do Padre belga Adolf Daens(Jan Decleir), um pioneiro na luta pelos direitos dos trabalhadores em seu país na virada do século. Nessa época, as tecelagens do norte da Bélgica decidiram substituir os operários por mulheres e crianças, a quem pagavam salários menores. Conseguiam, assim, manter preços que permitiam enfrentar a concorrência da indústria inglesa. Essa era a situação, por exemplo, na cidade de Aalst, para onde vai o padre Daens. Impressionado pela miséria que presencia, o religioso lidera um movimento de protesto. Um belíssimo filme, que partindo de seu tema, o trabalho das mulheres(e a comparação dos salários dos Homens) e do trabalho do menor, se man
Comentários
Postar um comentário